quinta-feira, 3 de abril de 2008

Parabéns Cajú !!!!

Amanhã, 04/04 uns dos meus ídolos favoritos estaria fazendo 50 anos de idade!!!


Eu poderia passar um mês aqui digitando sem parar, que ainda assim encontraria coisas a dizer sobre ele , sua vida e sua obra, que é eterna a meu ver!!



Foi alguém que não tinha medo de viver, aliás difícil dizer se ele tinha medo de alguma coisa, pois até mesmo a morte ele enfrentou com dignidade, coragem e humor na medida do possível!!



Visceral , poeta, romântico, rebelde, politizado, louco, drogado, gênio......eram tantos seus atributos......eu diria que ele era um mosaico de arte, sentimento, genialidade, coragem....enfim....

Nascido e crescido em meio aos maiores artistas da MPB, e para mim, época de maior produção cultural e intelectual da música brasileira, ele não precisava se espelhar em nenhum destes, pois tinha talento intrínseco.....o modo de cantar a vida era "seu", único e ao invés de copiar o estilo de tantas pérolas da época, ele impôs seu talento e conquistou a maioria dos grandes artistas de seu tempo a ainda conquista os de hoje!

Agenor de Miranda Araújo Neto, CAZUZA para o Brasil, e Cajú para os amigos, filho de João e Lucinha Araújo ( dois exemplos do que se pode chamar de amor e superação ao filho), morreu precocemente aos 32 anos, no dai 7 de julho de 1990. Morreu o poeta que gritava " Brasil mostra tua cara"!! Cazuza, gostaria que estivesse entre nós hoje, e talvez eu esteja sendo sendo utópico, mas acredito que com você as coisas seriam diferentes pelo menos entre os jovens de hoje, pois muitas vezes você dizia querer uma " ideologia pra viver "e nem imagina que hoje muitos nem sabem o que traduz essa palavra: Ideologia ! Muitos hoje em dia vivem de inércia! Esteja onde estiver, você sempre será o eterno poeta e sempre estará presente entre nós!!


Vou ficando por aqui, por que ainda pretendo escrever várias vezes sobre Cazuza em outras ocasiões, e gostaria de terminar com uma frase que muitos de vocês já ouviram, leram, mas talvez poucos compreenderam sua profundidade:

"O amor é o ridículo da vida. A gente procura nele uma pureza impossível, uma pureza que está sempre se pondo. A vida veio e me levou com ela. Sorte é se abandonar e aceitar essa vaga ideia de paraiso que nos persegue, bonita e breve, como borboletas que só vivem 24 horas. Morrer não doi." .... Parabéns CAJÚ!!!!
E pra encerrar, um clássico do "exagerado": ...pra que mentir?...fingir que perdoou...? abraço




2 comentários:

Alberto Pereira Jr. disse...

parabéns pro Cazuza! Um intérprete como ninguém.. Como eu queria ter podido ir a um show dele e em um da Elis Regina.. dois cantores que não tinham medo de nada!

Alexandre Lucas disse...

Obrigado pelas fotos, texto e vídeo. O filme sobre a vida do Cazuza foi dos poucos (bem poucos) em que chorei, porque acompanhamos aquilo tudo. Bom sábado!