terça-feira, 29 de março de 2011

A superdieta antirrugas

Os alimentos que são uma beleza para sua pele !

No cardápio do dia, bastante romã, morango, molho de tomate, brócolis e castanha-do-pará. Com eles, é possível aproveitar os dias de sol e preservar a juventude da pele, além de evitar o aparecimento de manchas e tumores.

Se a fonte da juventude fosse vendida em potes nas farmácias, teria o sabor de um doce morango ou uma adstringente romã. Afinal, segundo um recente estudo da Universidade Hallym, na Coreia do Sul, essas frutas são algumas das melhores opções para prevenir o envelhecimento precoce da pele. “Elas são ricas em ácido elágico, um antioxidante poderoso”, afirma o bioquímico Marcelo Hermes Lima, da Universidade de Brasília, que estuda o composto há anos.

Na pesquisa sul-coreana, os cientistas expuseram células à radiação ultravioleta do sol — principalmente à UVB, que provoca vermelhidão e pode causar câncer. Depois, adicionaram extratos de ácido elágico às culturas celulares. “A pele tratada com a substância teve menos inflamações provocadas pelo excesso de exposição solar”, explica a nutricionista Elaine de Pádua, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “A atividade de substâncias que contribuem para a degradação do colágeno também foi reduzida.”

E o colágeno, para a pele, é tão importante quanto os óculos para quem tem problemas de visão. Sem ele, que é a proteína mais abundante no corpo, as células perdem elasticidade e aí aparecem as rugas. “É como se o colágeno fosse um sustentáculo, aumentando a resistência contra estiramentos. Sem ele, o tecido perde firmeza”, assinala a dermatologista Daniela Taniguchi de Barros, da Faculdade de Medicina do ABC, na região metropolitana de São Paulo. Só não há consenso sobre a quantidade de frutinhas necessária para manter a pele jovem — já que o trabalho coreano foi feito in vitro. A recomendação é acrescentá-las a um dos lanches diários. Até mesmo a balança agradecerá: 100 gramas de romãs e morangos têm, respectivamente, 56 e 30 calorias. Delícias de tão leves.

Além de romãs e morangos, a pele agradece o consumo de molho de tomate. Esse alimento foi testado na Universidade de Manchester, na Inglaterra, e se mostrou um aliado da juventude do tecido. Os pesquisadores acrescentaram 55 gramas — a quantidade que consumimos em uma boa macarronada — à dieta diária de mulheres com cerca de 30 anos de idade. Os resultados foram animadores: uma substância do tomate, o licopeno, reduziu a ação dos raios UVA, principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento.

“O licopeno pertence à família dos carotenoides, potentes antioxidantes que eliminam os radicais livres”, esclarece a nutricionista Natália Dourado, de São Paulo. Essas moléculas são acusadas de acelerar a progressão de vincos e afins. E a exposição excessiva ao astro-rei impulsiona a produção desses malfeitores. Segundo Natália, os tomates in natura são bons companheiros da derme e companhia, mas a melhor opção é mesmo o molho. “A quantidade de licopeno é quase cinco vezes maior que no fruto”, diz a especialista. Sem contar que essa substância é supereficiente ao blindar o corpo contra tumores.

É ÉPOCA DE ROMÃ

Essa fruta, além de possuir ácido elágico, um aliado da elasticidade da pele, contém vitamina C, outro poderoso antioxidante que combate o envelhecimento precoce.
E, claro, ter uma pele perfeita não é só evitar rugas, mas se manter longe de doenças como o câncer. Nessa categoria, brócolis e castanhas-do-pará ficam no topo da lista. A notícia mais promissora vem da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Por 13 semanas, os cientistas analisaram roedores divididos em dois grupos. Os que receberam extrato de brócolis tiveram um risco 25% menor de desenvolver câncer de pele após banhos solares prolongados e, nos casos em que o tumor apareceu, foi até 70% menos agressivo.

“O composto ativo dos brócolis é o sulforafano, que induz a detoxificação do organismo, um processo que elimina radicais livres”, explica a farmacologista Albena Dinkova-Kostova, responsável pela investigação. “Por isso, protege contra efeitos nocivos do sol.” O sulforafano também tem outro papel: ele inibe a divisão celular em alguns momentos e, por isso, impede que as células se multipliquem desordenadamente, um dos fatores por trás de um câncer. “Apesar de não haver consenso sobre a quantidade necessária para obter tais benefícios, o ideal é consumir uma xícara de brócolis por dia. Pode ser na salada ou como ingrediente de sopas, tortas e suflês”, sugere a nutricionista Paula Canavó, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

BRÓCOLIS CONTRA TUMORES

O benefício se deve ao sulforafano, capaz de aumentar a produção de enzimas que protegem contra a radiação ultravioleta, inibindo mutações malignas nas células que poderiam originar um tumor.

A castanha-do-pará, por sua vez, se destaca por ser um reservatório — e que reservatório! — de selênio, um mineral ultrabenéfico contra o câncer. As últimas novidades a respeito desse nutriente foram divulgadas pela Universidade de Queensland, na Austrália. Lá, 485 adultos receberam grandes concentrações de selênio e, assim, conseguiram afastar tumores de pele. O risco, segundo os cientistas, foi 60% menor do que em pessoas com o consumo insuficiente do mineral. “O selênio é um componente essencial de enzimas que possuem atividade antioxidante”, revela a epidemiologista Jolieke Van Der Pols, que conduziu o experimento. Por isso, é tão importante no combate a tumores, já que ajuda a defender o organismo contra o ataque dos radicais livres.

Por falar em pele, não poderíamos deixar de lado as alergias, que, apesar de não serem tão graves como o fotoenvelhecimento e os tumores, são bastante desagradáveis. Contra elas, a dica é bebericar chá preto em todas as épocas do ano. “Esse chá é rico em catequinas, substâncias com poder antioxidante comparável ao das vitaminas C e E, o que é ótimo para a saúde cutânea”, afirma Kátia Braz, nutricionista do Hospital Santa Catarina, em São Paulo. E não é só essa especialista que recomenda o alimento. Um trabalho recém-divulgado pela Universidade de Nagoya, no Japão, mostrou que seus flavonoides previnem reações alérgicas e inflamações. De acordo com o estudo, isso ocorreria porque o consumo da bebida mantém constante o nível de antioxidantes no organismo. E isso preveniria as respostas inflamatórias características das alergias e das dermatites. Agora, se você não gosta do chá preto, há alternativas. “Os chás verde e branco também são fontes de antioxidantes e podem ser revezados com o preto”, sugere Kátia. Uma boa sugestão para os meses de verão é substituir o cafezinho por um deles, de preferência geladinho.

CHÁ PRETO CONTRA ALERGIAS

Esse efeito se dá graças a substâncias conhecidas como catequinas. Elas também dão um basta em moléculas que promovem o envelhecimento.

Para finalizar o menu da dieta da pele com chave de ouro, não poderiam ficar de fora a cenoura e o salmão. O vegetal é uma fonte de betacaroteno, responsável por sua cor laranja e uma série de benesses. “A função básica do betacaroteno em favor da pele é reduzir o risco de queimaduras solares. Isso ocorre porque ele se acumula no tecido e o protege por até 24 horas”, afirma Elaine de Pádua. Os carotenoides, classe a que pertence esse fitoquímico, também têm o poder de aumentar a produção de melanócitos, as células encarregadas de colorir a epiderme. Assim, garantem maior fotoproteção, prevenindo aquele tom vermelho após alguns dias de praia. Já o salmão, além de ser a fonte mais famosa de ômega-3, uma gordura do bem, também é repleto de selênio e vitamina E. Essas substâncias mantêm a firmeza dos tecidos e atuam como um escudo, desarticulando as investidas dos radicais livres. “A vitamina E ajuda a retardar o envelhecimento das células cutâneas porque reduz a produção de uma enzima chamada colagenase, que degrada o colágeno. Assim, evita rugas”, completa Elaine. Pode crer: os efeitos desse cardápio vão surgir de cara!

POR QUE A PELE ENVELHECE?

Quando a idade avança, é inevitável que algumas rugas deem as caras. Mas o envelhecimento provocado pelo passar do tempo é gradual, sem muitos danos estéticos. O que agride mesmo a pele é sol em excesso, fumo e poluição. Esses, sim, é que são responsáveis por rugas, manchas e tumores. Os raios UVA são os piores porque alcançam a camada interna do tecido, a derme. Lá, eles degradam as fibras de colágeno, destruindo a elasticidade. Para reverter — ou atrasar — o processo, o recomendado é manter uma alimentação equilibrada, rica em fontes de antioxidantes.

OS RAIOS UV E O CÂNCER

A radiação UVA é constante durante o ano e penetra profundamente na pele, sendo a grande deflagradora do fotoenvelhecimento, mas não de câncer. O vilão nessa história é o UVB, que incide mais no verão. Ele atinge principalmente a epiderme, a camada superficial da pele. “E grande parte dos tumores relacionados à exposição solar se origina ali. Por isso, a radiação UVB é a principal responsável por esse tipo de câncer”, explica Ediléia Bagatin, dermatologista da Universidade Federal de São Paulo.

LEITE CONTRA ACNE

Um trabalho da Universidade Kyung Hee, na Coreia do Sul, mostrou que leites enriquecidos com lactoferrina reduzem as inflamações que provocam acne. A lactoferrina é uma proteína encontrada naturalmente no leite de vaca, mas em pequena quantidade. Durante 12 semanas, voluntários ingeriram o líquido e, ao final do experimento, quem tinha espinhas de montão viu 20% das bolotas diminuírem de tamanho ou desaparecerem. Segundo os autores, essa é a prova de que, no futuro, o mercado pode explorar o enriquecimento do leite como auxílio no tratamento de problemas de pele.

AÇÚCAR, DOCE VILÃO

“A pele dos diabéticos tende a envelhecer mais rápido”, lembra Fabiane Mulinari, dermatologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Você sabe por quê? A resposta está no açúcar. Quando consumido em excesso ou, ainda, quando fica boiando na circulação, caso de quem é portador de diabete, ele se liga a proteínas da pele. Trata-se de um processo conhecido como glicação. Daí, formam-se complexos de açúcar e proteína bastante rígidos, que tiram a elasticidade do colágeno. Assim, para o tecido perder anos de vitalidade, basta uma colherinha a mais.


Bom, depois de muito tempo sem postar resolvi fazer este post hoje, espero que tenham curtido ! Estou me organizando para me dedicar mais ao blog, graças a vários elogios que tenho recebido pelo mesmo ! Me faz bem saber que posso ajudar alguém a ser melhor ! Pra encerrar quero deixar pra vocês o link de um set maravilhoso de um grande amigo, que é um excelente dj e produtor! Espero que curtam o som do Deejay Enrry Sena :
Dj Enrry - Changes (Set Março 2011) by Enrrydj

Um abraço bem bem forte aos meus queridos leitores, e espero que tenham gostado das imagens!

Um comentário:

Gpride disse...

Caro responsável pelo blog, não encontramos uma forma de contatar você diretamente.
Criamos uma rede social dedicada ao público LGBT e gostariamos de contar com sua presença em nosso espaço. E se a rede for de seu agrado, contamos com sua divulgação.
Por favor entre em contato conosco pelo email contato@gpride.net

Não divulgamos a URL diretamente pois respeitamos seu espaço.

Esperamos você lá!