terça-feira, 30 de março de 2010

RAÇÃO HUMANA: POR QUE CONSUMIR?

De repente, essa combinação de cereais integrais caiu na boca do povo. Trata-se de um suplemento que, apesar de ser muito procurado para afinar a cintura, não foi criado com esse propósito. Veja como e quando apostar na novidade !


Há cinco anos, a terapeuta natural Lica Takagui, de Curitiba, no Paraná, elaborou uma mistura de alimentos nobres, como o trigo, a linhaça, a aveia e a quinua, para assegurar sua saúde e a do seu filho, que estava a caminho. Com supervisão do nutricionista Daniel Boarim, também curitibano, criou a ração humana, hoje principal produto comercializado pela empresa que ela fundou, a Takinutri. A demanda pelo suplemento não parou de crescer: entre janeiro e dezembro de 2009, as vendas subiram de 2 mil unidades ao mês para 20 mil. Hoje, a marca possui mil pontos de venda espalhados pelo país. Já é possível comprar uma versão light, com ingredientes modificados para a dieta de gestantes e diabéticos. Sem falar nas dezenas de adaptações encontradas em feiras e lojas de produtos naturais. Uma busca rápida na internet entrega que o principal foco de quem investe na tal ração é perder peso. “Ela possui uma densidade calórica baixa e promove sensação de saciedade”, confirma Boarim. “No entanto, deve ser usada para melhorar a saúde de um modo geral”, acredita. A mistura é rica em zinco, selênio, vitaminas do complexo B e, principalmente, fibras. “Essa é uma grande vantagem, já que a maioria das pessoas não alcança a quantidade recomendada da substância, que é de 25 gramas diários”, observa Glaucia Pastore, diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo.

Se levarmos em conta sua composição química, pode-se deduzir que a ração humana melhora o funcionamento do intestino, reduz os níveis de colesterol no sangue e dá uma dose extra de energia, ajudando a proteger o corpo de uma série de doenças. Esses efeitos ainda não foram cientificamente avaliados. Mas já tem gente interessada em pesquisá- los no laboratório. “Pretendemos fazer uma parceria com a Takinutri para investigar a ração humana em testes clínicos”, conta Glaucia, da Unicamp.

Segundo Lica Takagui, consumir 2 colheres de sopa da farinha diariamente, o equivalente a 80 calorias, é a medida ideal para aproveitar seus atributos. Os donos da fórmula garantem que seu prazo de validade é de até dois anos em embalagem lacrada — depois de abrir, o período cai para aproximadamente dois meses. No entanto, é importante saber que as versões caseiras ou compradas em saquinho duram muito menos. Se você optar por triturar os ingredientes em casa, prefira consumir na hora ou considere um prazo de 15 dias, mesmo guardando na geladeira.

Para emagrecer, Lica sugere bater a mistura com um suco de frutas e tomar no café da manhã. Mas os especialistas concordam que o ideal é não incluir a ração na dieta por conta própria. “O problema é justamente o uso indiscriminado, sem orientação de um profissional”, pondera a nutricionista Silvia Papini, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior do estado. Há dois motivos para essa preocupação: as peculiaridades e os objetivos de cada um, além do fato de existirem diversas receitas, com ingredientes bem variados.

Na verdade, não há contraindicações para pessoas saudáveis — a não ser uma baita dor de barriga caso ultrapasse a quantidade sugerida. “Quem tem histórico de problemas no intestino ou acabou de passar por uma cirurgia, no entanto, deve tomar cuidado”, alerta a nutricionista funcional Daniela Jobst, de São Paulo. Sem a devida prescrição, o pó de cereais pode, inclusive, engordar. “Não dá para acrescentá-lo à alimentação sem fazer adaptações”, acredita Daniela. E aí entram em cena escolhas que você já conhece: frutas, hortaliças, carnes magras...

As substâncias que mais se destacam na combinação de cereais integrais são as fibras. Para que elas façam efeito de verdade, não se esqueça de tomar água durante o dia. Caso contrário, a ração humana pode provocar até uma constipação.

O que ela tem?

1- Farelo de aveia: Carrega betaglucana, fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol.

2- Açúcar mascavo: Carrega betaglucana, fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol.

3- Farinha de arroz: integral Preserva a película protetora dos grãos, conservando seus nutrientes.
4- Gérmen de trigo: Fornece zinco, vitaminas E, B e K, e ajuda a manter a disposição.

5- Agar-agar: Mucilagem extraída de algas marinhas, dá consistência ao suplemento.

6- Aveia em flocos: Melhora o trânsito intestinal e dificulta a absorção de gordura pelo organismo.

7- Semente de linhaça: Concentra gorduras benéficas, como o ômega-3, e aplaca os efeitos do mau colesterol.

8- Gergelim com casca: Reduz os efeitos do estresse e ajuda a repor o cálcio do organismo.

9- Levedo de cerveja: Repõe vitaminas e sais minerais, fortalecendo as defesas do corpo.

10- Fubá de milho branco: Além de aumentar o pique, oferece cálcio, fósforo e vitaminas dos complexos A e B.

11- Fibra de trigo: Sua camada externa resguarda os nutrientes, como as proteínas e o ferro.

12- Guaraná em pó: Sua cafeína é um poderoso estimulante para o sistema nervoso.

13- Farinha de soja desengordurada: Fonte de isoflavonas, que amenizam os sintomas da menopausa.

14-Quinua real: O grão sagrado dos incas é exímia fonte de proteínas.

15-Cacau: Estimula a produção de neurotransmissores do bem-estar e protege o coração.

Vai bem com...
›› Frutas, no café da manhã. Dá para colocar no mamão ou acrescentar 1 colher de sopa à vitamina.
›› Leite ou iogurte
›› Cereais matinais
›› Pães, bolos e massas, desde, é claro, que seja adicionada durante o preparo
›› Açaí, para pessoas ativas ou que precisem engordar
›› Saladas, salpicada em cima das folhas
›› Sopas, despejada imediatamente antes de comer. Não é uma combinação perfeita, mas muita gente tem consumido assim!

Fonte: Revista Saúde

Um abraço FORTE aos meus leitores !
E uma ótima quarta !

Nenhum comentário: