Dj Leanh - A Little Bit Of House Music by Dj Leanh
quinta-feira, 31 de março de 2011
avulso.......
Dj Leanh - A Little Bit Of House Music by Dj Leanh
terça-feira, 29 de março de 2011
A superdieta antirrugas
Se a fonte da juventude fosse vendida em potes nas farmácias, teria o sabor de um doce morango ou uma adstringente romã. Afinal, segundo um recente estudo da Universidade Hallym, na Coreia do Sul, essas frutas são algumas das melhores opções para prevenir o envelhecimento precoce da pele. “Elas são ricas em ácido elágico, um antioxidante poderoso”, afirma o bioquímico Marcelo Hermes Lima, da Universidade de Brasília, que estuda o composto há anos.
“O composto ativo dos brócolis é o sulforafano, que induz a detoxificação do organismo, um processo que elimina radicais livres”, explica a farmacologista Albena Dinkova-Kostova, responsável pela investigação. “Por isso, protege contra efeitos nocivos do sol.” O sulforafano também tem outro papel: ele inibe a divisão celular em alguns momentos e, por isso, impede que as células se multipliquem desordenadamente, um dos fatores por trás de um câncer. “Apesar de não haver consenso sobre a quantidade necessária para obter tais benefícios, o ideal é consumir uma xícara de brócolis por dia. Pode ser na salada ou como ingrediente de sopas, tortas e suflês”, sugere a nutricionista Paula Canavó, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.
O benefício se deve ao sulforafano, capaz de aumentar a produção de enzimas que protegem contra a radiação ultravioleta, inibindo mutações malignas nas células que poderiam originar um tumor.
Por falar em pele, não poderíamos deixar de lado as alergias, que, apesar de não serem tão graves como o fotoenvelhecimento e os tumores, são bastante desagradáveis. Contra elas, a dica é bebericar chá preto em todas as épocas do ano. “Esse chá é rico em catequinas, substâncias com poder antioxidante comparável ao das vitaminas C e E, o que é ótimo para a saúde cutânea”, afirma Kátia Braz, nutricionista do Hospital Santa Catarina, em São Paulo. E não é só essa especialista que recomenda o alimento. Um trabalho recém-divulgado pela Universidade de Nagoya, no Japão, mostrou que seus flavonoides previnem reações alérgicas e inflamações. De acordo com o estudo, isso ocorreria porque o consumo da bebida mantém constante o nível de antioxidantes no organismo. E isso preveniria as respostas inflamatórias características das alergias e das dermatites. Agora, se você não gosta do chá preto, há alternativas. “Os chás verde e branco também são fontes de antioxidantes e podem ser revezados com o preto”, sugere Kátia. Uma boa sugestão para os meses de verão é substituir o cafezinho por um deles, de preferência geladinho.
“A pele dos diabéticos tende a envelhecer mais rápido”, lembra Fabiane Mulinari, dermatologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Você sabe por quê? A resposta está no açúcar. Quando consumido em excesso ou, ainda, quando fica boiando na circulação, caso de quem é portador de diabete, ele se liga a proteínas da pele. Trata-se de um processo conhecido como glicação. Daí, formam-se complexos de açúcar e proteína bastante rígidos, que tiram a elasticidade do colágeno. Assim, para o tecido perder anos de vitalidade, basta uma colherinha a mais.